segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A importância de definir suas prioridades


A gente tem a mania de querer agradar os outros, fato. Só que esse hábito horrível poder detonar com a nossa saúde (mental e física). Resolvi aproveitar este fim de ano e compartilhar as coisas que aprendi com vocês. São dicas ótimas pra você aplicar nas suas metas de ano novo.

1. Aprenda a ser organizar 
Sim, esta é a primeira dica. Óbvia, mas desafiadora. Já falei aqui pra você entender seus limites, sua realidade e conhecer a si mesmo. Também seja prático: organizar o seu processo de organização, entendeu? A gente associa agendas e anotações a estudo, porém uma vida planejada envolve foco para todas áreas, dar tempo ao tempo e não se lotar com o que não vai conseguir fazer.

2. Aprenda a dizer NÃO
Eu não sei se estou escrevendo este post para vocês ou para mim. Como coloquei aqui no início do ano, comecei a faculdade. Quando comecei no 2° período em agosto, fiquei muito empolgada, querendo fazer todos os projetos de extensão possíveis, participar de simpósios, palestras, fazer todos os trabalhos...Sem contar as diversas atividades além do meu curso: igreja, violino, casa. Enfim, neste meio tempo tive que aprender a renunciar os tais seminários e semanas acadêmicas pra me dedicar ao que realmente era importante para mim.

3. Conheça a si mesmo
Definir prioridades diz muito sobre o que queremos fazer no futuro e quem queremos ser agora. Analise suas intenções e projetos. Esta sinceridade nos leva para a próxima dica

4. "Não tenho tempo"
Aprendi com meu pai que dizer para si mesmo que não tem tempo é enganar-se. Troque "não tenho tempo" por "não é importante para mim agora". Desta forma, sendo sincero, você vai conseguir fazer melhor o que realmente quer fazer, sem culpa. E repensar suas atividades principais, caso não estejam confortáveis ou não estiverem prestigiando partes importantes da sua vida, te fará exercer cada responsabilidade com maior qualidade.

Neste final de ano a gente fica nostálgico e esperançoso, pensando no que deu certo ou errado, e fazendo planos para o futuro. Portanto, aproveite as dicas e comece seu 2018 agora com responsabilidade. Nada de metas imensas, sem planejamento minucioso ou frustração porque algo deixou de ser importante ao longo do tempo, porque a gente muda conforme os meses passam. Organização deve ser uma ferramenta, não uma prisão. 

Espero ter ajudado vocês. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário