segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Aprendendo francês: 4 dicas para começar

Quando eu entre na faculdade de Museologia descobri que a maior parte das publicações acadêmicas estão em francês, inglês e espanhol, sendo as primeiras as línguas oficiais no ICOFOM (Comitê Internacional de Museologia). Eu tenho um inglês razoável, no qual consigo fazer leituras, enquanto o espanhol é um idioma que não consigo gostar de aprender. Sobrou o francês, no qual sempre achei a sonoridade linda, mas não possuía contato algum.

Resolvi então fazer uma primeira imersão pra tentar aprender sozinha o idioma. Espero conseguir estudar na férias, mas por enquanto, confira as minhas dicas pra caso esteja na mesma situação que eu. 

1. Canais no Youtube: 
Se você quer conhecer a galera que produz conteúdo nesse idioma tem que fazer a busca da maneira correta, mesmo que alguns se apropriem de termos em inglês, assim como fazemos aqui. Segue a lista:

Relooking: vlogs sobre beleza e maquiagem
Mon haul: opiniões sobre produtos, diário de compras
Mon voyage à: vlogs de viagem
Tuto + atividade: tutoriais
Mon room tour/tour de ma chambre: vídeos de tour por quartos
Déballage de: são os "unboxings"
Let's play fr - "game vlogs"
Mon avis sur - opinião de alguém sobre filmes, livros, músicas
Uptade lecture - vídeos de atualização das leituras

Outra coisa legal em procurar youtubers de assuntos que você gosta é que o vocabulário será próximo do que você já conhece. Ao ver um vídeo sobre livros, há contextos que eu consigo captar. Lembrando que o francês é uma língua latina assim como o português, são primos distantes, mas ainda são primos.

Os vídeos abaixo são os que eu assisti primeiro nessas primeiras pesquisas. Lembre-se de seguir os vloggers nas redes sociais também. A meta aqui é fazer o idioma deixar de ser um estranho!


2. Música: 
Que clichê, não é mesmo? Pra quem nunca ouviu algo em francês é interessante escutar lendo a letra. Você não vai entender coisa alguma, porém vai começar a sentir o clima e o estilo do idioma. Eu fiz uma playlist no Spotify (com um trocadilho bem sem graça) e pra acessar é só clicar aqui. 

3. Duolingo
Não dá pra sair fluente deste aplicativo, mas ele é grátis e super acessível. Tem o site e o aplicativo, som contagem de pontos de lembranças pelo email pra você não desistir do treino. Outra coisa bacana desta plataforma é que além das lições que você vai cumprindo, são as revisões. Caso fique muito tempo sem estudar (eu!) não tem desculpa para desistir. Francês está disponível para aprender em português, mas decidi estudar como falante de inglês para praticas as duas línguas ao mesmo tempo!

4. Países que falam francês
E por último, conhecer os locais que falam o idioma. O jeito que as pessoas falam influencia e é influenciado pela cultura, e o contato com outras realidades que torna o ato de estudar línguas tão interessante. A gente já pensa logo na França, mas existem 56 (!!!) países em que você pode falar francês. Entre eles Bélgica, Canadá, Louisiana (EUA), Luxemburgo, Madagascar, Marrocos, e muitos outros. Clique aqui para ver a lista completa. 

Espero que tenham gostado das dicas! Caso você fale francês, ficaria muito grata em ler mais algumas ideias. Até o próximo post!

Um comentário: