segunda-feira, 27 de novembro de 2017

3 museus pra conhecer no Rio de Janeiro

O ICOM (Conselho Internacional de Museus. Sabia da existência dele? É super importante) define museu como uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite. Esta categorização está sendo posta em debate até 2019, mas enquanto ela não muda, resolvi sugerir pra vocês museus da cidade do Rio de Janeiro que vale a pena conhecer. 

Como estudante de Museologia, convido você a tirar este esteriótipo de "lugar que guarda coisa velha" e aproveitar os museus, grandes ou pequenos, da sua cidade. Sabia que maioria tem dias grátis? Basta procurar! Escolhi apenas 3, com diferentes estilos de exposições, pra instigar a curiosidade. 


MAR - Museu de Arte do Rio
Este museu é recente, foi inaugurado em 2013. Assim como o Museu do Amanhã (ainda não visitei), que fica bem ao lado, tem entrada grátis às terças-feiras. Os dois são símbolos das obras realizadas por conta das Olimpíadas realizadas ano passado no RJ. Resolvi indicá-lo por conta dos eventos e debates, principalmente com moradores, que o tornam um espaço tão bacana. Além disso, suas exposições são temporárias, por isso visite o site e se informe sobre o que está acontecendo. A construção também é bem interessante: mistura um prédio moderno, construído, e outro antigo que já existia.
Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro. Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro


Museu Nacional - UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Um excelente motivo para você visitá-lo é o seu aniversário de 200 anos. Segundo o site, é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946, atual UFRJ. É o típico museu clássico.
Ele fica na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Vale a pena conhecer o Zoológico também, que apesar de estar enfrentando problemas, é um bom passeio. Fazer um piquenique na Quinta é um programa imperdível e super carioca!


Museu da Vida/FIOCRUZ
Esta instituição, por estar sob a direção do conhecido e respeitado laboratório da FIOCRUZ, dedica-se a mesma área de atuação: promoção da saúde e divulgação científica. Somado a isso, por estar entre grandes complexos de favela, desde a sua fundação realiza trabalhos e ações com os moradores nestes e outros territórios de influência. Vale a pena tirar um tempo pra ler sobre as iniciativas sociais do museu.Os dados pra visitação estão neste site, assim como seus projetos. 
Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos

Espero que tenha deixado vocês curiosos! Até o próximo post, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário