quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Impressões da Bienal do Livro Rio 2017


Gostaria de avisar que apesar destas duas sem postagem, segunda-feira continua sendo o nosso dia! Espero que você esteja acompanhando o Instagram do blog (@estacaocomcor), porque lá as postagens sobre a Bienal foram durante o evento e ainda coloquei várias dicas durante as duas semanas. Por isso não coloquei muitas fotos do espaço aqui, para não haver repetição desnecessária.

Eu fui no dia 7, feriado da independência. Estava lotado, como já era esperado. Passamos rapidamente pelo pavilhão laranja, andamos nas principais editoras no pavilhão azul. Quando cheguei em casa, pensamos em duas coisas: a Novo Conceito não estava lá e em 2015 estava bem mais lotado, sendo impossível andar no estande da Saraiva. Dessa vez, empurrando um aqui e outro ali dava pra entrar e ver os livros. No pavilhão verde também vimos um grande espaço vazio perto dos Palcos. A crise também chegou na Bienal, quem diria.

Minhas críticas são principalmente ao pavilhão verde. O espaço Geek&Quadrinhos me decepcionou. Menor do que imaginava, com uma distribuição apertada de várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e para tudo era requerido uma senha. Mal consegui estar ali e ver como funcionava. Além disso, ficava ao lado do Arena #SemFiltro, então as filas se misturavam. Os funcionários, mesmo atenciosos, não deram conta da quantidade de gente, sendo necessário uma vir falar com minha família perguntando se tínhamos senha pra alguma coisa no Geek, e se não tivéssemos "podem dar um espacinho aqui, por favor?".

O espaço Entre Letras era bacana, mas não tanto quanto pensei que seria. Já fizeram coisa melhor para o público infantil. A melhor coisa dessas estruturas culturais foi a amostra do Museu da Língua Portuguesa. Merecia ter tido mais destaque. Sinto que se fosse feita uma distribuição mais uniforme destas montagens, todas teriam sido melhor aproveitadas.

Agora, as coisas boas. Vimos vários autores, que estão nas fotos abaixo. Babi Dewet uma fofa, Pam Gonçalves tímida como sempre nos preveniu, Pedro Bandeira atencioso e acessível e Ziraldo sempre preocupado em realmente conversar com seus leitores. A atmosfera da Bienal é incrível. Cosplay pra todo lado, estandes lindos e muuuita coisa pra fazer. Sério, todos os dias tinham uma atração legal.

 

E os descontos, Rayssa? Bem, não tantos quanto gostaria para o que eu estava procurando, mas com certeza existiam. Esse ano reforçou minha teoria de que aqueles que vão procurando livros novos, pouco conhecidos, abertos a conhecer novos autores, gastam menos e melhor. Se você vai com uma lista específica (meu caso!) vai conseguir promoções sim, mas terá mais trabalho. Terá que ser menos impulsivo e andar com a listinha dos preços online na mão pra ter certeza da compra.

Quanto as minhas compras, vou colocando aos poucos no Instagram. Também pretendo escrever resenhas e colocar informações extras lá, além de avisar quando sair aqui também. Não estou abandonando a página no Facebook, mas com o Insta Stories e as hashtags tudo fica mais interativo! Além disso, mais instantâneo. Só antecipo que tenho planos para faze ruma leitura coletiva daqui a alguns meses, preparem-se!

Até 2019! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário