sexta-feira, 28 de julho de 2017

Arrancando os matos, varrendo as folhas


Não sei se você já teve a experiência de arrancar matos. Não estou falando de limpar um grande terreno, sair queimando tudo, mas de pegar um pequeno canteiro e tirar as plantinhas que se nascem ao redor daquela que você realmente quer que cresça. A gente faz isso porque elas sugam os nutrientes da "planta principal", e dependendo da quantidade, pode levá-la a morte. 

É uma tarefa cansativa, muito mais que varrer as folhas amarelas que caíram. A impressão que dá, principalmente se você passou muito tempo sem fazer essas tarefas, é que quanto mais tira, mais aparece. Na hora de puxar a plantinha da terra você vai perceber que algumas raízes são mais profundas que outras, e dependendo de como estiver agachado, você vai cair no chão e só vai conseguir puxar algumas folhinhas. O que é meio desanimador, já que sem tirar a raiz, o mato voltará a crescer.

Fiz tudo isso recentemente, e como uma boa distraída que sou, as comparações começaram a surgir.

Existem atitudes e coisas que você sabe que precisam ser arrancados. Você sabe que quanto mais tempo deixar lá quietinho, mais a raiz se fincará e mais cansativo será o processo. O mato se multiplica. Você sabe que tem que buscar a abordagem correta, afinal, puxar com força, do jeito errado, te fará cair no chão. O processo pode ser longo, prepare-se adequadamente.

Um ônus disso tudo - ou talvez não seja - é que quanto mais perto você olhar, mais parasitas pode enxergar e tarefa irá prolongar-se. Você sentirá a necessidade de arrancar tudo, e a sensação de dever cumprido virá apenas quando tiver a certeza de que fez tudo que estava ao seu alcance. 

Enquanto a árvore cresce, você passará a ter duas preocupações: continuará de olho no tronco, mas agora com mais folhas pra varrer. Será o efeito de bagunça mais imediato. A boa notícia é que a cada folha que cai, outra nascerá. Faz parte do ciclo se livrar do que não presta e dar espaço pra brotar coisas novas. Agora, qual o catalisador dessa fase? Um crescimento saudável, em que o necessário foi absorvido e as coisas ruins arrancadas.

Tendo um Criador que me ama tanto, com uma sabedora infinitamente maior que a minha, quero deixá-lo ser o catalisador das minhas mudanças. A minha força unicamente não será capaz de arrancar os matinhos do jeito correto, então preciso do amparo dEle me segurando, por trás, frente e todos os lados. Quero ser cuidada todos os dias, para que o meu crescimento produza lindas flores, que me deixarão mais bela e embelezará o dia de muitos outros que passarem por mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário