quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como eu me organizo em semana de provas


Como disse no último post, eu estava em semana de provas e foi uma loucura. Estou no 2° ano do ensino médio, e minha dificuldade na área de exatas tem ficado cada vez mais aparente. Nunca fui relaxada em relação a escola, e nunca fui de ter problema com minhas notas... agradeço a cada dia por isso, porque meus hábitos de organização em relação ao estudo estão sendo mais necessários nesse ano como nunca foram. Além dos hábitos novos, é claro. Por isso resolvi compartilhar com vocês o que eu faço... A maioria acho que faz o mesmo que eu, mas mesmo assim talvez alguém aí esteja precisando de uma luz quando se trata de organização.

Não decore, aprenda.
Não adianta: as nossas famosas revisões têm o propósito de nos fazer sugar toda a informação minutos antes da prova. Só que isso é muito ruim. O famoso ciclo "estudo e logo esqueço" prejudica as provas seguintes. Pense comigo: se você realmente conseguir entender o que lê e escreve, ficará mais fácil de relacionar os primeiros conteúdos do ano com o que vier pela frente.

Marque o que é importante, mas com cuidado.
Já cansou de acontecer isso comigo: eu marcava tudo o que eu pensava ser importante no livro, e depois quando ia estudar, lia muito mais que o necessário. Além do fato de não lembrar o que o professor realmente tinha dado e o que eu tinha lido e marcado por conta própria. aprendi o truque; continuo marcando muita coisa, mas também coloco sempre alguma coisa lá de lápis, indicando o que realmente vai cair na prova. Também não marco mais o parágrafo inteiro, apenas os tópicos. Fica muito mais dinâmico na hora de estudar.
Ex.: quando fazemos um blog ganhamos muita responsabilidade. A frequência de posts é necessária, a qualidade do texto também. Não esqueça de pesquisar boas imagens também.  

Crie sua própria linha de raciocínio
Essa dica é meio que um complemento da primeira. Tirando aqueles que realmente tem problemas com a matéria, acho que a origem dessa dificuldade é pelo fato das pessoas gostarem de ter uma fórmula; uma resposta pronta. Só que não é assim que funciona, principalmente na área de humanas. Crie sua própria linha de raciocínio, sua própria definição. Porque não adianta você decorar aquela frase e chega na hora de responder, o professor mudou uma vírgula da pergunta e já te deixa todo embolado.

Não desista, tente o máximo possível.
Sabe aquele exercício que dá muita preguiça? Aquela conta que te tira do sério? Não pare de fazer na primeira tentativa. Antes de decidir esperar a correção ou ir correndo para o professor, tente sozinho. Quebre a cabeça, pesquise. É errando que se aprende, lembra?

Amizade com professor? Com certeza!
Não estou falando de falsidade, hein. Mais de uma vez precisei pegar minutos do intervalo pra tentar entender a matéria, pedi pro professor corrigir um exercício que tinha feito por conta própria e muito mais. Porque as vezes seu pai e sua mãe não lembram da matéria que você está estudando e nem sua amiga consegue te fazer entender. O professor não pode ser visto como um inimigo.

Anote, anote e anote
Não só na aula, mas aqui estou focando nas datas de entrega de trabalho e no dia das provas. Assim que sair o calendário pense "no que preciso estudar mais?". A pior coisa é você deixar tudo para um dia antes de ver depois que era muito mais do que você imaginava. Quando eu tenho muita coisa pra lembrar, pego uma folha, escrevo tudo o que tenho que fazer nos próximos dias e coloco na parede do meu quarto e anoto no celular (o app que eu uso é o ColorNote). Confiar na própria memória é muito arriscado.


Post-its e agenda: seus maiores aliados
Não adianta você anotar tudo e não checar. É claro, se você nunca teve o hábito de ter uma agenda, é difícil lembrar de fazer isso, então talvez funcione melhor anotar no caderno mesmo. Só que com tudo misturado lá, você vai achar suas tarefas? Por isso compre post-its (na papelaria procure também com o nome de "marcador adesivo"), assim fica impossível não ver que tem alguma coisa ali que precisa ser lida.

Sem tensão, ainda dá pra se divertir
Não fique nos extremos. Não é saudável estudar o dia inteiro sem parar, como também não é bom deixar a preguiça te dominar. Ficou com vontade de twittar, postar no blog, ler um livro, ver um vídeo no YouTube? Minha dica é: faça isso antes de dormir. Isso ainda vai te ajudar a esquecer um pouco de toda essa tensão. Com disciplina, claro - ficar até de madrugada no celular é pedir pra ir mal na escola no dia seguinte.

Espero não ter esquecido nada! Digam pra mim: o que vocês fazem quando tem prova?
Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Eu confesso que apenas estudava pelas revisões na véspera da prova, mas e quando o professor não passava revisão? Era terrível para estudar! Ótimas dicas!!!

    http://ilo-veu.blogspot.com

    ResponderExcluir