sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Resenha: O Poder do Hábito - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios


No natal, meu primo (muito obrigada!) me deu esse livro. Já tinha ganhado um certo hype ao longo do ano passado, e fiquei com vontade de ler. Mesmo assim, não coloquei nas prioridades. Quando vemos o nome do livro e sua capa, já imaginados um guia: "como melhor sua vida", "mude o que você faz de errado" e coisas mais pragmáticas, nesse estilo. Por outro lado, mesmo possuindo esses aspectos, o autor vai além.

O livro é dividido em "hábitos dos indivíduos", "hábitos de empresas" e por fim "hábitos das sociedades". O autor explora no início certas definições, e ao longo do livro, que é constituído de casos que exemplificam de maneira sutil. Nada de autoajuda, ao meu ver, mas sim uma tese. Os capítulos costumam seguir a fórmula: primeiro caso + segundo caso + terceiro caso que une os anteriores ou a volta ao primeiro caso. E apesar disso, só percebi alguns capítulos depois. A escrita é didática, com as fontes e outras explicações sinalizadas para que se confira no final do livro, além de algumas ilustrações que deixam tudo ainda mais gostoso.

Há histórias desde um funcionário do Starbucks até Martin Luther King Jr. e o crescimento do movimento negro. Sempre mostrando como os hábitos influenciaram nas transformações pessoais ou em escalas muito maiores, como em publicidades por exemplo.

Vale a pena a leitura! O conceito mais usado  e expandido durante o livro é o Loop do Hábito, mas sobre isso e como usá-lo teremos um outro post em breve, tudo baseado neste livro. No geral, é  a prova de que como coisas óbvias quando observadas se tornam extraordinárias. Recomendo!

A segunda parte desta resenha já está disponível: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário